quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O Rochedo e a Estrela


A Comemoração dos 500 anos de Descobrimento de Brasil e a virada do milênio fez aflorar mais e mais a importância do resgate das pequenas e grandiosas historias que compõe o nosso passado e nos projetam ao futuro.

Desde o inicio do documentario O ROCHEDO E A ESTRELA tinhamos em mente mostrar alguns fatos de nossa formação como País e Raça nos primórdios da colonização de Pernambuco, que por enquanto dormem dentro dos livros, mas em breve estarão documentados em cinema, através deste Filme.
A importância dos Sefaradim (Judeus da Espanha e Portugal) foi enorme e já se tem noticias logo após a vinda dos homens de Fernão de Loronha, e mais tarde, com a chegada de Duarte Coelho, 1* Donatário da Capitania de Pernambuco em 1535, Diogo Fernandes, que veio implantar os primeiros engenhos de cana de açúcar, o que logo depois seria nossa principal riqueza.

Os Sefaradim, chamados de Cristãos Novos por terem sido forçados a se batizarem na religião Católica, para escapar da Inquisição, foram o sustentáculo intelectual de nossa pequena vila, no século XVI, pois eram os que exerciam as profissões de barbeiros, comerciantes, boticários, joalheiros, professores. E todos, homens ou mulheres, liam e escreviam, fato fundamental para o estudo da religião Judaica.

Trabalhavam também nos engenhos ou no comercio de açúcar e pau Brasil mantendo uma boa relação com portugueses na agricultura e no comercio.
No período Holandês a cultura se fez mais presente, principalmente no Governo do Príncipe Maurício de Nassau, que se rodeou de sábios e artistas incrementando o comercio marítimo através da Companhia das Índias Ocidentais, cujo maior capital era dos Sefaradim, que habitavam em Amsterdã e depois em Pernambuco.

Mostraremos também a trajetória desde a expulsão dos Holandeses até a fundação da Colônia Judaica SHEARIT ISRAEL, em Nova York.

Este documentário mostrará um período de 80 anos (1584 a 1654), e finalizará nos dias de hoje, na virada do Terceiro Milênio, com uma reflexão sobre a interferência dos Judeus na formação racial e cultural de Pernambuco.

Clique aqui para assistir o trailer.

34 comentários:

ferreira disse...

cara katia me interessepelo seu filme o rochedo e a estrela gostaria de saber como faço para obte-lo pois estou muito interessado,me envie email para FERREIRA.MENDES@YAHOO.COM.BR

Heleno Meira disse...

Também estou interessado como obter o filme.
helenovsky@gmail.com

Edvard disse...

ola katia, estou interessado em adquirir o seu filme mas não o encontro aqui em Natal. por favor entre em contato comigo. edvardmoura26@hotmail.com

Regina disse...

Cara Katia,

Estou interessada em como obter o filme. Moro em New York e trabalhei como voluntaria para a Brazilian Endowment for the Arts. Seria de grande interesse meu e da cominidade judia e nao judia brasileira que reside aqui em New York poder assistir ao teu filme.
Meu email e:
reginacurson@gmail.com

Unknown disse...

Olá Kátia
gostaria muito de adquirir o filme O rochedo e a estrela, como conseguir?
patricia.salvador@yahoo.com.br

Isis Carolina disse...

Olá Katia,

Pesquiso sobre o Marranismo já faz um tempo e fiquei interessada no filme "O Rochedo e a Estrela", notei que não fui a única em fazer este tipo de comentário, mas, se for possível queria saber como posso obter o filme.
Meu email:
isisgarciaufs@yahoo.com.br

Obrigada,
Isis Carolina.

Igor Sampaio disse...

Muito interessante. Como faço para obter o filme? Contacte-me.
sampaiocardozo@homail.com

Igor Sampaio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Robson Rufino disse...

Fiquei curioso em assistir o documentário, como posso adquiri-lo?

Robson Rufino disse...

Meu contato:
robsonrufino.mm@gmail.com
(81) 9168-4449

Jairo Sena disse...

Olá, como posso obter o documentário completo? Tenho forte interesse no assunto, uma vez que como cristão reformado me identifico com a relação de tolerância entre os holandeses e o judeus durante a ocupação daqueles nas origens do nosso país.
grato.

Anônimo disse...

Shalom Katia

Meu nome é Natan Alcaraz, como faço para assistir todo o filme, é muito importante para 'os nossos' esse projeto.

Shabua Tob

Anônimo disse...

arabimor@gmail.com

פולוס וואלי disse...

Shalom Katia!

Gostaria de saber se é possível baixar o documentário - O Rochedo e a Estrela, porque é muito importante para mim.

Todah!

Shavua tov ve lehitraot!

Ma disse...

Olá Katia, parabéns pelo primoroso trabalho! Gostaria de saber onde posso comprar o dvd original ou, se estiver disponível para distribuição gratuíta, como posso adquirir ou baixá-lo? Li todos os comentários anteriores e não ha uma resposta. Apreciaria muito se vc ou qualquer dos amigos que comentaram pudessem me passar essa informação! Um grande abraço e Shalom !!

Ma disse...

Ah! Esqueci de colocar meu email! bristenvaag@gmail.com

Grata desde já

Unknown disse...

Olá
Sou professora e necessito muito do documentário "O Rochedo e a Estrela" para minhas aulas. Como posso adquiri-lo? Obrigada.
Aíla

aylanj@gmail.com

Jupiraci Maciel disse...

Prezada Kátia Mesel, sou uma recifense apaixonada pela nossa cidade e achei interessantíssima a iniciativa de fazer esse documentário. Vi o trailler e assisti uma entrevista sua, fiquei muito interessada em assistir ¨O Rochedo e a Estrela¨ e saber um pouco mais sobre pessoas e situações vividas que influenciaram o que podemos vivenciar hoje na nossa cidade.
Não pude comparecer ao Cine PE para assisti-lo, então gostaria de saber como e onde poderei fazê-lo. Parabenizo-te pela realização deste documentário e aguardo resposta através do e-mail jupiracimaciel@hotmail.com

tiga disse...

Olá Katia tudo bem?
Não sei se lembra de mim, sou sobrinho de Rute amiga de Graça. Nos vemos na exposição de Ferreirinha lá em Annecy. Gostaria muito de saber como faço pra assistir seu filme e gostaria de parabenizá-la pelo seu trabalho. Já estou no Brasil, tia Rute veio e já voltou para casa.
Um grande beijo,

Tiago Silveira



P.S Meu endereço de e-mail é: tiagovtc@hotmail.com

Prof. Walter C. disse...

Boa noite, Katia. Tenho estudado a
trajetoria dos anussim e sephardim de um modo geral. Gostaria muito de
obter o dvd O rochedo e a estrela, ou baixá-lo, caso disponivel. Como proceder? Sou de Santos SP, arquiteto e professor universitario. Devo ir à Recife em breve. Vc conhece o prof. Marcos Galindo? Um abraço.
walterantunes@santos.sp.gov.br

Prof. Walter C. disse...

Boa noite, Katia. Sou arquiteto e professor aqui em Santos SP. Estudo já a algum tempo a trajetoria dos marranos, sephardim e judaismo de modo geral, alem da sua influencia na cultura iberica e brasileira. Como obter dvd de O rochedo e a estrela, ou baixá-lo, caso disponivel? Em breve, irei a Recife (minha esposa é daí)Vc conhece o prof. Marcos Galindo UFPE? Um abraço.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Shalom Katia Mesel (שלום), sou também eu uma marrano, e tenho já há algum tempo tentado recolher material para entender melhor a saga desse nosso povo. Gostaria muito de adquirir seu documentário, poderia dizer-me como o posso conseguir? תודה רבה!
hudsonkleber@gmail.com

william cardoso disse...

Olá Katia , não diferente de todos tenho interesse em asssistir ao seu documentário , estive em NY e conheci o cemitério judaico e a Sinagoga portuguesa na pessoa do Sr. Marc Angel .
meu contato : william.cardoso@me.com
11 7028-3549
grato

Priscila Viana disse...

Olá Kátia.
Pretendo fazer meu projeto de mestrado sobre a relação entre cinema e história a partir da análise do seu filme.
Como faço pra adquiri-lo?!

Aguardo uma resposta em carlaluedy@hotmail.com

Grata, Carla

Thiago Rafael Bezerra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Rafael Bezerra disse...

Oi,Kátia,sou professor de História em Fernando de Noronha,lembro de sua passagem aqui na ilha nos períodos das gravações.Assisti o documentário na Fundaj,mas como posso adquirir para uso em aula?acho que seria importante poder mostrar aqui na ilha também.Obrigado!

Thiago Rafael
thiiirafael@yahoo.com.br

Unknown disse...


Katia,
mais um pedido igual a centenas...Como faço para adquirir o seu documentário já que perdi na Fundaj (hj não consigo assistir) e quero muito vê-lo.
Agradeço desde já seu retorno.

Meu e-mail:
zizi.pimenta@gmail.com

Unknown disse...

Olá Katia. necessito muito deste comentário fantástico. como adiquiro ele?

Obrigado

aguiasremocao@live.com

Unknown disse...

Olá Kátia! Desde que li a sinopse do filme no site da Fundação Joaquim Nabuco pensei comigo mesma que não podia deixar de vê-lo. Espalhei a notícia sobre o filme para a minha família que também se interessa bastante pelo assunto do documentário, mais acabamos perdendo a sessão no cinema. Como posso adquirir o filme?
Meu email:milaflower13@hotmail.com

Camila disse...

Katia, gostaria de comprar o DVD. Por gentileza, informe como faço.
Meu e-mail é camilagranja@gmail.com
Aguardo seu retorno.
Shalom!

Katia Pessanha disse...

Oi Katia, como posso adquirir seu filme? meu email é katia_pessaha@yahoo.com. Grata, Katia

Hare Pássaro disse...

Ola Katia, talvez você nem venha a ler essa mensagem, mas como foi a única maneira de correr o risco de te contactar q eu encontrei então fica manifestada a intenção. Me chamo Danilo, moro na chapada dos Veadeiros em Goiás, uma espécie de pólo de [re]encontros de realidades interculturais, onde realizo a 8 anos um intenso trabalho de pesquisa e reprodução de instrumentos musicais no qual a principal abordagem é serem acessíveis também a não-músicos, seres musicais desiludidos pelo racionalismo excessivo dos métodos de aprendizado dessa arte. Nessa caminhada me deparei inusitadamente com um instrumento que me chamou atenção por me fazer lembrar o som do tricórdio de Lula, até o dia em que uma amiga de vocês, Índia Mãe da Lua, daí de Recife, que presenciou e foi influenciada por parte desse movimento pegou o instrumento e de ouvido afinou de um jeito que saí a tocar girando feito Satwa sem querer parar, até os dedos doerem. Nessa mesma noite sonhei com Lula e seu corpo rubro e esguio, tocando a cítara em minha casa. Isso me despertou imensa instiga de desvendar o tal aparelho, mas pouco consegui informação nem mesmo do nome dele, que me pareceu um tipo de dulcimer. Daí procurei por seu nome no meu vinil do Paebiru e linkei minha intenção à pessoa que imaginei ser a mais prezada para tal feito, pois quero reproduzir o instrumento e propiciar outras pessoas à possibilidade transcendente que se abre entre o oriente/ocidente dentro de nós, e para isso precisaria de algumas fotos dos diferente ângulos e se possível o nome e afinações. Minha gratidão não terá limites se essa mensagem chegar até você, e acredito nos fios invisíveis que tecem a teia divina, mais ainda quando a intenção é de iluminar a mente e os corações humanos. Somos juntos! harepassaro@gmail.com

Unknown disse...

Boa noite, tenho muito interesse no documentário também.
Poderia por favor me mandar por email?
ednaralmeida2009@hotmail.com
Agradeço desde já.